Pop Art - Um breve histórico

Richard Hamilton, 1956
Na década de 1950, surge um movimento formado pelos norte-americanos e britânicos, chamado de “Pop Art”, sua designação foi constituída pela primeira vez em 1954, pelo inglês Lawrence Alloway que instituiu os produtos da cultura popular da civilização ocidental, essencialmente os que eram procedentes dos Estados Unidos. Sua origem teve impulso a partir das raízes do dadaísmo de Marcel Duchamp.
Esse movimento passou a tomar forma quando vários artistas principalmente norte americanos passaram a estudar sobre os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, e a utilizá-los como temas de suas obras. O objetivo do movimento era o da crítica irônica do ataque da sociedade pelos objetos de consumo, fazendo uso de vários recursos como: a televisão, a fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. Os materiais mais utilizados para as reproduções foram: tinta acrílica, ilustrações e designs, poliéster, látex, produtos com cores fortes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanhos grandes, tornando o real em hiper-real.

A expressão “Pop Arte” foi originada do inglês, e significa “Arte Popular”. Esse movimento deu inicio a parti da exposição do pôster de Richard Hamilton, que ajudou a estabelecer vários dos temas dominantes da Arte pop, que só surgiria plenamente como movimento no inicio da década de 60. O pôster era composto basicamente de anúncios recortados de revistas populares. O “Pop Art” enquanto movimento abraçou muito das manifestações da cultura de massa, cultura criada para as multidões e produzida pelos grandes meios de comunicação.
Grandes estrelas de destaque do cinema americano, revistas em quadrinhos, automóveis, aparelhos eletrônicos e produtos enlatados tiveram que ser desconstruídos para que as impressões e idéias desses artistas apontassem o poder de representação daquilo que é oferecido pela era industrial.

Um comentário:

  1. although I hate arts, it was enough to get my grades in high school .... thanks

    ResponderExcluir