Principais Artistas

As histórias em quadrinhos e a mídia visual e impressa são os elementos de referência da pop art. Humor e crítica ao consumismo são constantes nas obras deste movimento. Abaixo está descrito um pouco sobre três dos principais artistas deste período.



Andy Warhol foi o maior representante da Pop Art, foi pintor e também cineasta. Ele representava em retratos ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Andy utilizava a técnica de serigrafia e destacava a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como as garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro, entre outros.

Roy Lichtenstein era um pintor americano, que criticava a cultura de massa. Além disso, ele foi um dos artistas que mais trabalhou com histórias em quadrinhos. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual. Suas obras eram uma combinação de arte comercial e abstração.


Richard Hamilton apresentava em suas obras vários pontos de conexão com o cotidiano, remetendo à multiplicidade de impressões audiovisuais, tão típica da cultura atual. Ele recebeu o título de "pai da pop-art". Vale salientar que Hamilton em suas obras tomava emprestadas imagens do dia a dia, para através delas refletir fenômenos sociais.
 

14 comentários: